Campanha: Novembro Azul



Novembro já passou, dezembro se inicia com novas conquistas e curiosidades, mas eu não poderia deixar de fazer esse post, pois estava pronto desde o inicio de novembro, afinal de contas assim como o Outubro Rosa (post Aqui) teve sua importância para as mulheres por que também não teria esta para os homens? Vamos conhecer? 

Novembro Azul (Movemberé um campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. 

O câncer de próstata: 

A próstata é uma glândula que os homens possuem. Tem, em média, de 25 a 30 gramas, e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino. Ela é responsável pela produção de 1/3 do sêmen. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células da próstata. Se não for descoberto logo no início, essas células podem se espalhar para outros órgãos. Para evitar essa disseminação, é importante o diagnóstico precoce. A cura do câncer só é possível quando o tumor encontra-se restrito ao órgão.


 Prevenção e diagnóstico:

Realizar exames é a melhor maneira de se prevenir contra o câncer de próstata. Sociedades médicas recomendam que homens acima dos 45 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40 caso haja histórico familiar. O ritual compreende no toque retal  e no exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.



As ações do Novembro Azul contaram também com uma iluminação azul em pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Arena Fonte Nova, na Bahia e o Congresso Nacional, em Brasília. 

Beijão!!!

2 comentários:

  1. Novembro acabou, mas as campanhas rosa e azul deveriam ser o ano todo.
    Principalmente a azul, pois por ignorância muitos homens não querem fazer o exame.
    Eu escrevi um texto bem divertido que trata este assunto tão sério
    Histórias, estórias e outras polêmicas: Exame de próstata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Claudio. Por isso não poderia deixar passar a divulgação deste post.

      Obrigada por sua visita! Beijão!!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento e crescimento do blog. Por isso, aguardo sua opinião! Obrigada!!!

Beijokas!